sexta-feira, 19 de março de 2010

Carro a passeio a diesel deve ser liberado no Brasil?

Essa discussão vem perdurando a muito tempo e muito se falou sobre isso. Essa lei que não permite que carros de passeio tenham motor a diesel vem desde dos anos 70. Ela diz que carros com menos de 1000 litros de carga ou sem 4WD com reduzida não podem ter motor a diesel. Esta foi criada pq na época o diesel era caro e o Brasil é ainda muito dependente do transporte rodoviário.

Como ainda teve um tal de FHC que praticamente acabou com as ferrovias no BR, a situação ficou pior. Devemos lembra que se o diesel for liberado, isso vai aumentar o preço das mercadorias transportadas, ja que a tendência é aumentar o preço do combustivel.

Um motor Turbo Diesel é tão bom quanto uma a gasolina aspirado, mas tem mais torque e é mais econômico. Mas ele vibra mais e é mais barulhento.

Opinião do Blog: Como a liberação do Diesel teria um resultado negativo, é preferível continuar como esta. A única coisa que pode mudar é ser liberado para os Taxis, ja que eles rodam muito. Vale lembra que praticamente 90% dos carros na Europa é a Diesel, sendo que no Taxis, é ainda maior a porcentagem.

E vc, o que prefere?
Comente!

2 comentários:

  1. Primeiro descordo de vc, considero que devemos ter a matriz energetica cada vez mais diversificada, o que deixaria o consumidor livre para escolher o que é melhor, outra coisa já está provado que se o nivel de enxofre do diesel estiver no padrão s10 o veiculo movido a diesel irá poluir muito menos que o a gasolina, além disso o diesel pode ser substituido por biodiesel como já tem sido introduzido um teor de 4% no combustivél atual. Então considero que as pessoas que estão contra é porque estão desinformadas, pois o brasil hoje é auto suficiente em petroleo e a produção de diesel será auto suficiente em 2012, logo não temo nem na questão ambiental, nem na questão capacidade de produção argumento para proibir, algo que somente ajudaria a nação a desenvolver.

    ResponderExcluir
  2. Quando diz "...90% dos carros na Europa é a Diesel..." não está a dizer a verdade. Mais o informo de que não chegam a ser sequer 50% dos carros. Também quando diz que um motor diesel "...vibra mais e é mais barulhento...", não sei quais os motores diesel a que se refere. Posso no entanto informá-lo de que hoje em dia, e sem o recurso a equipamentos de análise, o utilizador comum de um carro dificilmente nota a diferença de barulho e vibração entre um carro a diesel e um a gasolina. Quanto à poluição, o motor a diesel polui muito menos pois é muito mais económico. (exemplo: BMW 320ED 163 cv consumo combinado - 4,1 litros/100 Km, emissões de CO2 - 109g/km).
    http://www.bmw.pt/pt/pt/newvehicles/3series/sedan/2008/320d_special_edition/overview.html
    Faça um test drive a um carro europeu construido na Europa, a diesel, e vai ver que fica maravilhado. É só escolher: BMW, Mercedes, Audi, Porche, Volkswagen, Opel, Renault, Peugeot, Citroen, Seat, Volvo, Saab, Skoda, etc...

    ResponderExcluir